quinta-feira, 26 de março de 2009

Nova esperança?...

Pesquisadores descobrem molécula que atinge tumor cerebral
Descoberta dá esperança para um tratamento eficiente de um câncer incurável, o glioblastoma


SÃO PAULO - Pesquisadores do Centro de Câncer da Universidade da Califórnia Davis relatam nesta segunda-feira, 29, a descoberta de uma molécula que atinge o glioblastoma, uma tipo letal de câncer. A descoberta, que será publicada na edição de janeiro da revista European Journal of Nuclear Medicine and Molecular Imaging, dá esperança para um tratamento eficiente de um câncer incurável.

Glioblastoma é o tipo mais comum e agressivo de tumor cerebral primário em adultos. É marcado por tumores com formato irregular e bordas pouco definidas, que rapidamente invadem os tecidos próximos, fazendo com que sejam difíceis de remover cirurgicamente.

"Esses tumores cerebrais são normalmente tratados com remoção cirúrgica para tirar o máximo possível, seguido por radiação para matar as células cancerígenas que permanecerem e impedir que se espalhem para o resto do corpo", disse Kit Lam, autor principal do estudo. "É uma pena que essa abordagem não aumente a sobrevivência significativamente. A maior parte dos pacientes sobrevive menos de um ano."

Para encontrar novas opções de tratamento, Lam e seus colegas começaram a procurar por uma molécula que pudesse ser injetada na corrente sanguínea do paciente e levasse alta concentração de medicamentos ou material radiativo direto ao tumor cerebral, poupando os tecidos normais. Durante o estudo, eles identificaram uma molécula, a LXY1, que se mistura com grande especificidade a uma proteína da superfície celular chamada alfa-3 integrina, que é abundante em células cancerígenas.

Eles também testaram a habilidade das moléculas para atingir o câncer cerebral implantando o glioblastoma humano abaixo da pele de ratos. Os pesquisadores injetaram uma versão marcada radioativamente da LXY1, usando imagens fluorescentes, e mostraram que as moléculas se ligaram preferencialmente às células cancerígenas.

"Esse resultado nos dá grande esperança de desenvolver tratamentos para o glioblastoma," disse Lam.

Lam planeja continuar o trabalho repetindo os experimentos com tratamentos poderosos ligados às moléculas LXY1.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid300340,0.htm

segunda-feira, 23 de março de 2009

Sao tantas as saudades, dor sem medida, vazio que ficou...

A tua falta na mesa, a cama sempre feita, a falta do teu perfume,
as piadas, o sorriso...

Um mês...

Faz hoje exactamente um mês que a nossa menina partiu, deixando para trás imensos amigos e familiares que choram a sua partida...


A Débora é lembrada todos os dias por todos os que a conheceram e por aqueles que de uma forma ou de outra tiveram conhecimento da sua luta contra a terrível doença que se apossou dela...
A sua luta terminou, mas todos os que a amavam vivem diariamente com a tristeza e saudade que aumenta de dia para dia...
Basta um lugar, um nome, uma música, uma fotografia, uma palavra...enfim, basta apenas viver, para recordarmos a força da natureza que era a Débora...


Resta-nos recordá-la sempre com um sorriso no rosto e vivermos o melhor que sabemos, pois ela como estrela que é, olha por nós e quer DE CERTEZA ver-nos felizes!!



Com muita, mas muita saudade...

sexta-feira, 20 de março de 2009

Olá a todos,



No dia 15 de Março, foi feita a apresentação do livro "Palavras do Silêncio..." na Galeria de Arte "Arte e Imaginação", livro este que revertia para o pagamento dos tratamentos da Débora Cordeiro (recentemente falecida...).





Esses tratamentos chegaram a ser iniciados e por isso o projecto deste livro continua, de forma a ajudar os pais da Débora a pagarem o que devem em relação a esses tratamentos...
A apresentação decorreu debaixo de muita emoção, pois a Débora era muito querida de toda a gente...
O namorado mais uns amigos fizeram-lhe uma música que foi cantada neste dia

http://www.youtube.com/watch?v=S-xdw7kS6pI

Obrigado pela presença e solidariedade de todos para com esta causa

Um grande bem haja

Linda

terça-feira, 10 de março de 2009

Saudade

Fez ontem 15 dias que a Débora faleceu, mas sentimos como se ela estivesse apenas ausente e que de repente irá aparecer...é muito dificil para todos os que a amavam aceitarem que já não voltará...O sorriso contagiante e a forte determinação fazem da Débora um exemplo e uma lição de vida para todos!

Olhando para o céu, podemos ver na imensidão de tantas estrelas, uma que se destaca pelo brilho e pela beleza, aí estará a nossa menina...a sorrir.

Um eterno beijo de saudade para ti minha querida...

Linda

domingo, 1 de março de 2009

Mensagem do pai

Filhota meu bichinho, partiste à tao pouco tempo
e jà tenho tantas saudades tuas...
Tenho falta da tua alegria, do teu viver,
da tua força, do teu querer.

Sinto falta da tua pele, das festinhas, dos beijinhos
e principalmente do teu sorriso contagiante. O pai teve
muito orgulho de ti e repetia sem hesitar tudo de novo.
Tiveste muita força e deste-me uma liçao de vida, pois
aprendi realmente o que é um problema, o que é a solidariedade,
o amor ao próximo... coisas que pensava que já sabia, por isso
ganhaste o direito de ires para a universidade...

Universidade do céu...
Onde só pela longevidade da idade se consegue lá entrar.
Mas tu antecipaste esse momento e partiste...
Sei que vais enriquecer essa escola com o teu brilho e alegria!
O pai em breve te irá visitar
e quando nos voltarmos a encontrar, dançaremos eternamente a luz do luar...

Até breve
Zé Carlos

Waiting for you

http://www.youtube.com/watch?v=MTaWGH5TiyU