quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mais uma nova noticia...

Descoberta mutação em gene que desencadeia câncer cerebral e leucemia
Ajudar os bons produtos do metabolismo a vencer batalha intracelular pode render novas abordagens para o tratamento da doença

Yue Xiong líder da pesquisa que investiga a mutação genética no câncer cerebral e na leucemia


Batalha no interior celular entre metabólitos do câncer e metabólitos normais contribui para o desenvolvimento do câncer cerebral e da leucemia. Ajudar os bons metabólitos a vencer a luta pode render novas abordagens para o tratamento da doença.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, e da Universidade Fudan, na China, descobriram que a mutação em um gene conhecido como IDH desencadeia uma batalha dentro das células entre dois metabolitos, pequenas moléculas produzidas por enzimas metabólicas. No lado bom, aquele que leva ao crescimento celular normal, está uma molécula chamada ?-KG. No lado ruim, que leva ao câncer, está uma molécula chamada 2-HG.

A equipe descobriu que as células com a mutação em IDH produzem menos ?-KG e mais 2-HG que as células normais. 2-HG, então, supera ?-KG, desabilitando toda uma família de enzimas que dependem de ?-KG para fazer seus trabalhos na célula. Funções celulares normais quebram, contribuindo para o desenvolvimento do câncer.

Reforçar ?-KG para ajudar a combater 2-HG poderia oferecer uma nova opção de tratamento para pacientes com a mutação nesse gene específico.

"?-KG é um produto natural do corpo. Então, sabemos que podemos sobreviver a isso, sabemos que não é tóxica. Isso nos dá uma janela de oportunidades", disse o líder do estudo, Yue Xiong.



Futuras terapias
Com base nos resultados do estudo, os pesquisadores afirmam que em termos de futuras intervenções terapêuticas para tumores com mutação em IDH, há duas opções: desenvolver uma droga que inibe a capacidade da enzima mutante de produzir 2-HG; ou fornecer ?-KG para os pacientes com a mutação para a batalha contra 2-HG.

A equipe de pesquisa alerta que, no entanto, essas terapias ajudariam apenas os pacientes com câncer com mutações no gene IDH.

"Nós não acreditamos que haverá uma única bala de prata, uma droga para tratar e curar todos os tipos de cânceres", explicou Xiong. "Em vez disso, nós estamos olhando para o tratamento terapêutico de diversos tipos de câncer. Portanto, um agente específico que tem como alvo um evento muito específico, tal como o tumor com IDH mutante agora se torna muito mais valioso."

Cerca de 75 % das pessoas com tumores cerebrais de baixo grau e 20 % das pessoas com leucemia mieloide aguda têm uma versão mutante de um gene conhecido como IDH.

Artigo retirado da página:

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/14347/ciencia-e-tecnologia/descoberta-mutacao-em-gene-que-desencadeia-cancer-cerebral-e-leucemia

Sem comentários:

Enviar um comentário